Europa
Bolsa da Europa fecham em queda, após fala de Lagarde
As principais bolsas da Europa fecharam com queda, em sessões de liquidez reduzida pelo feriado do Dia do Trabalho nos EUA. Os índices passaram a primeira parte do dia em alta, e viraram para o negativo após declarações da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reforçando a importância de a inflação da zona do euro voltar à meta de 2%.
Para a CMC Markets, os mercados europeus perderam os ganhos “à medida que o impulso inicial de uma recuperação inspirada em estímulo à economia na China diminuiu”. Empresas ligadas a commodities, contudo, foram bem, com destaque para a Rio Tinto (+0,5%) e Glencore (2%), ambas em Londres.
Outro destaque é o setor de aviação, que teve um dia sólido depois que a Ryanair e a Wizz Air relataram um forte aumento no número de viagens em agosto, em relação ao mesmo período em 2022. A Ryanair avançou pouco mais de 0,2% em Dublin enquanto a Wizz Air teve alta de quase 1,5%, e a Easyjet subiu mais de 2%, ambas em Londres. Já a International Airlines Group (IAG) teve alta de mais de 1%.
No fechamento, Frankfurt -0,10%; Londres -0,16%, Paris -0,24%; Madri -0,39%; Stoxx 600 -0,06%, a 457,83. (BDM Online + agências)