Europa
Bolsas europeias avançam com CPIs mais fracos abrindo espaço para queda dos juros
As bolsas europeias registraram ganhos expressivos nesta quarta-feira, com investidores repercutindo os dados de inflação nos EUA e no Reino Unido. As leituras mais brandas dos CPIs aumentaram as expectativas de maior relaxamento monetário tanto pelo Fed como pelo BoE e BCE.
Declarações de membros do BC europeu corroboraram para a melhora de perspectiva. O vice-presidente do BCE, Luis de Guindos afirmou hoje que o foco da política monetária mudou da inflação elevada para o crescimento econômico fraco, o que torna a trajetória dos juros clara na direção de mais relaxamento. Seu colega de BCE, François Villeroy de Galhau, disse que prevê a queda das taxas para um nível neutro até o verão.
As ações de energia foram destaque de alta, acompanhando o avanço do petróleo. Os bancos também subiram forte, de carona nos bons resultados dos pares americanos.
O Stoxx 600 fechou em alta de 1,33%, a 515,02 pontos. Em Londres, o FTSE subiu 1,21%. Em Frankfurt, o DAX ganhou 1,50%. E em Paris, o CAC40 teve alta de 0,69%.