Europa
Bolsas europeias fecham em alta com perspectiva de corte de taxas; Airbus avança ao relatar recordes
[12/01/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
As bolsas europeias fecharam em alta em meio às perspectivas de corte nas taxas de juros mais cedo, enquanto as ações da Airbus subiram devido às encomendas anuais recordes de jatos. Hoje, o PPI americano veio melhor que a encomenda. Ontem, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que a “parte mais difícil e pior” em relação à inflação provavelmente já passou e que as taxas seriam reduzidas se a inflação caísse para o nível de 2%.
As ações de energia subiram com um aumento de mais de 2% nos preços do petróleo, após ataques dos EUA e Grã-Bretanha contra alvos militares Houthi no Iêmen. O CPI francês subiu 4,1% em dezembro enquanto a inflação anual de Espanha caiu para 3,1% no mês passado. Entre as ações, a Airbus subiu 3,46% depois que relatou pedidos anuais recordes de jatos e confirmou um aumento de 11% nas entregas de 2023.
Burberry cedeu 4,7%, depois que rebaixou sua orientação, citando desaceleração na demanda de luxo. Fechamento: Frankfurt +0,85%; Londres +0,65%; Paris +1,00%; Madri +0,92%; Stoxx 600 +0,77% (476,42). (BDM Online + agências)