Europa
Bolsas europeias fecham em queda após CPI americano, de olho em decisões de taxas
Os índices de ações da França e da Alemanha chegaram a atingir máximas recordes pela manhã, com a siderúrgica ArcelorMittal (+0,38%) impulsionado o CAC e a Hannover (+2%), Frankfurt, mas a dificuldade de Wall Street em encontrar terreno sólido depois dos dados de inflação reforçarem taxas elevadas por mais tempo acabaram por pesar sobre as bolsas da zona do euro.
A taxa de desemprego no Reino Unido ficou estável em 4,2% no trimestre que fechou em outubro na comparação com o trimestre anterior, segundo os dados publicados hoje em Londres. O resultado veio em linha com a previsão dos analistas. Entretanto, o salário semanal médio desacelerou na mesma comparação para 7,3%, de 7,8% no trimestre anterior, ante consenso de 7,4%.
O alemão Zew, por sua vez, subiu para 12,8 pontos em dezembro, de 9,8 em novembro, bem acima da expectativa dos analistas, que previam recuo a 5,7 pontos. No fechamento, Frankfurt +0,07%; Londres -0,02%; Paris -0,11%; Madri -0,79%; Stoxx 600 -0,23% (472,60). (BDM Online + agências)