Europa
Bolsas europeias fecham em queda com BCs sinalizando taxas mais altas por mais tempo
As bolsas europeias caíram em linha com Wall Street depois que o Fed sinalizou ontem taxas de juro mais elevadas por mais tempo, com ações ligadas a commodities sentindo o baque do dólar alto. Os BCs das maiores economias do mundo avisaram que manterão as taxas tão altas quanto necessário para domar a inflação, mesmo quando dois anos de aperto da política global sem precedentes atingem o pico.
Além do Fed, essa é a posição oficial do BCE, do BoE, ecoando de Oslo a Tapei. “Precisaremos manter as taxas de juros altas por tempo suficiente para garantir que realizaremos o trabalho”, disse o governador do BoE, Andrew Bailey, hoje depois que os legisladores decidiram manter a taxa de juros principal em 5,25%.
Mais cedo, o Banco Nacional Suíço (SNB) manteve sua taxa inalterada em 1,75%, enquanto os bancos centrais da Suécia e da Noruega elevaram em 25 pbs. “A decisão do SNB de manter os juros inalterados foi uma grande surpresa, embora tenha deixado a porta aberta para novos aumentos”, disse a Capital Economics. No Fechamento: Frankfurt -1,34%; Londres -0,65%; Paris -1,62%; Madri -1,09%; Stoxx 600 -1,12% (455,48). (BDM Online + agências)