Europa
Bolsas europeias fecham em queda com temores sobre Oriente Médio e queda nas ações de chips
As bolsas europeias fecharam em queda à medida que o aumento dos temores sobre uma escalada no conflito no Oriente Médio e uma queda nas ações dos fabricantes de chips ofuscaram dados econômicos chineses otimistas.
ASML Holding perdeu mais de 3% ao relatar pedidos abaixo do esperado, enquanto ASM e Aixtron, com perdas nesse nível, arrastaram o setor de tecnologia europeu. “Hoje, os resultados decepcionantes (de semicondutores) dominaram as notícias porque é um setor grande e importante para a Europa”, disse Anthi Tsouvali, estrategista da State Street Global Markets.
A incerteza sobre a guerra no Oriente Médio, relatórios de lucros mistos e um salto nos rendimentos após dados dos EUA mantiveram as ações europeias sob pressão na semana. Já a inflação ao consumidor britânica mais alta do que o esperado fez o FTSE 100 ceder 1%. Adidas saltou 3,21% com previsão de receita e a perspectiva elevou a rival Puma em +1,50%. Setor de energia também ganhou com petróleo (BP +0,54% em Londres). No fechamento; Frankfurt -1,01%; Londres -1,15%; Paris -0,91%; Madri -0,95%; Stoxx 600 -1,11% (444.78). (BDM Online + agências)