Europa
Bolsas europeias fecham majoritariamente em alta com Fed ofuscando BCE
As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta, com os investidores ignorando a resistência do BCE às apostas do mercado sobre cortes nas taxas de juros e aplaudindo a mudança do Fed um dia antes.
O BCE rejeitou cortes iminentes nos juros, reafirmando que os custos dos empréstimos permaneceriam em máximas recordes apesar das expectativas de inflação mais baixas. O BC, no entanto, manteve as taxas estáveis, conforme esperado.
Já o Fed deixou as taxas inalteradas ontem, com o presidente Jerome Powell sugerindo que os aumentos chegaram ao fim e que a discussão sobre cortes estava “surgindo”. Setor imobiliário liderou ganhos setoriais e mineradoras acompanharam alta dos metais. Separadamente, o BoE disse que as taxas de juros precisavam permanecer altas por “um período prolongado”.
Em outros lugares, o Banco Nacional Suíço manteve juros e reduziu as previsões de inflação, enquanto o BC da Noruega apresentou um aumento. Frankfurt caiu -0,04%; Londres +1,34%; Paris +0,59%; Madri +0,69%; Stoxx 600 +0,93% (476.86). (BDM Online + agências)