Europa
Bolsas europeias fecham majoritariamente em alta, enquanto investidor avalia pausa na guerra comercial de Trump
A maioria das bolsas europeias fechou em alta nesta terça-feira, com os investidores monitorando os desdobramentos das disputas tarifárias criadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
O tema levou volatilidade aos mercados, especialmente diante do anúncio da China de que vai aplicar medidas retaliatórias, com tarifas de até 15% sobre os produtos americanos. O mercado aguarda uma conversa de Trump com Xi Jinping ainda hoje para chegar a um acordo, assim como foi feito com México e Canadá.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que a União Europeia precisará se engajar em “negociações difíceis, mesmo com parceiros de longa data”, diante da ameaça de novas tarifas americanas sobre o bloco. Ela ressaltou que, na busca por acordos com outras nações, a UE terá de, em certos momentos, “concordar em discordar”.
O índice Stoxx 600 fechou em alta de 0,22%, aos 536,04 pontos. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,36%. Em Paris, o CAC40 ganhou 0,66%. Na contramão dos demais mercados, o FTSE100, de Londres, caiu 0,15%.