Europa
Bolsas europeias fecham no nível mais alto desde fevereiro de 2022 com BCE dentro do esperado
As bolsas europeias fecharam no nível mais alto desde fevereiro do ano passado, depois que o BCE elevou as taxas de juros como esperado, em 25 pb, mantendo as opções em aberto para a próxima reunião.
A falta de orientação para a decisão de setembro significa que o BCE pode aumentar novamente , ou manter, dependendo da força de sua convicção de que a inflação está voltando para a meta de 2%.
Entre uma enxurrada de empresas que relataram resultados, as ações do Barclays perderam 6,52% depois que sua receita comercial do 2TRI caiu 41%. As ações da Shell caíram 1,36% com lucro cedendo ante máximas do ano passado. A Nestlé avançou 2,91% depois de aumentar sua orientação de receita.
Bens de luxo se recuperaram da queda de ontem, com a Moncler liderando, em +6,34%, após resultados que tranquilizaram os investidores.
O que também animou foram os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, que sinalizou que qualquer aperto adicional dependeria do que os dados mostrarem. No fechamento: Frankfurt +1,71%; Londres +0,27%; Paris +2,05%; Madri +0,95%; Stoxx 600 +1,42% (472.08). (BDM Online + agências)