Europa
Bolsas europeias fecham semana no negativo
Os mercados europeus tiveram nova sessão de quedas nesta 6ªF e consolidaram a semana negativa para a região, após dados locais fracos e o payroll nos EUA desanimarem o investidor. O relatório de emprego americano mostrou a criação de 142 mil vagas em agosto, abaixo da previsão de 163 mil empregos no mês, além da revisão de dois meses para baixo.
O indicador causa forte volatilidade nos mercados, e dirigentes do Fed também não cravaram qual será a magnitude do corte de juros. Na Alemanha, a produção industrial caiu muito mais do que o esperado, ampliando receios sobre a economia do país. Para o Capital Economics, o dado é mais um sinal de que o setor enfrenta uma profunda crise.
Na zona do euro, o PIB da região no 2TRI avançou 0,2%, abaixo da previsão de 0,3%. Agora, os investidores ficam na expectativa para a decisão de política monetária do BCE na próxima semana, após a autoridade monetária ter mantido os juros em julho. No fechamento: Frankfurt -1,61%; Londres -0,71%; Paris -1,07%; Madri -0,83%; Stoxx 600 -1,14% (506,18). (BDM Online + agências)