Europa
Europa fecha em alta com apostas em cortes de taxas
[01/03/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
As bolsas europeias fecharam em alta, depois que a inflação dos EUA e da zona do euro e as fracas pesquisas industriais globais mantiveram intactas esperanças de cortes nas taxas. Os mercados veem uma probabilidade de 76% de que a Fed comece a cortar as taxas de juro em junho e cerca de 60% de probabilidade de o BCE baixar a sua taxa de depósito no mesmo mês.
A inflação nos 20 países da zona euro diminuiu para 2,6% em fevereiro, de 2,8% no mês anterior, de acordo com dados do Eurostat publicados hoje. Mas um maior abrandamento do crescimento poderá mudar a narrativa se os investidores começarem a se preocupar com os lucros das empresas. Economistas consultados pela Reuters esperam que a economia dos EUA cresça 2,1% este ano e que a zona euro avance 0,5%.
O PMI de manufatura da zona do euro final de fevereiro caiu para 46,5, ante 46,6 de janeiro, abaixo da marca de 50 que separa o crescimento da atividade da contração pelo 20º mês. A produção industrial do Reino Unido contraiu pelo 12º mês, à medida que os cortes de empregos aceleraram, enquanto a fraqueza prolongada no PMI alemão foi vista como indicativa de uma recessão. No fechamento:
- Frankfurt +0,34%;
- Londres +0,70%;
- Paris +0,09%;
- Madri +0,65%;
- Stoxx 600 +0,66% (497,86)
(BDM Online + agências)