Europa
Europa segue altas em Nova York e encaminha melhor fechamento semanal em dois meses
As principais bolsas europeias sobem em bloco, depois do rali em Nova York, mas os índices perderam algum fôlego após a leitura final da inflação de maio na zona do euro, em linha com as projeções.
Na base anual, a taxa desacelerou de 7% em abril para 6,1%, com núcleo subindo 5,3%, ante 5,6% em abril. Na comparação mensal, a inflação ficou estável, enquanto o núcleo avançou 0,2%.
Na véspera, os mercados fecharam em baixa depois que o BCE elevou a taxa de juros ao maior nível em 22 anos e a presidente, Christine Lagarde, sinalizou nova elevação de 25 pontos-base na próxima decisão.
Há expectativa por um corte de taxas principais na China na segunda-feira (19), e na quinta (22) o Banco da Inglaterra deve subir a taxa novamente. Hoje, as ações defensivas, ligadas a saúde e utilidades públicas, se destacavam na sessão.
O pré-mercado de Nova York mantém o sinal positivo, o índice DXY tem leve avanço e o petróleo recua após o rali de ontem, mas pode fechar a semana em alta após duas semanas de baixa. Confira os índices às 7h02:
(Lucia Boldrini, com agências)
▪️ Londres — FTSE100: +0,35%
▪️ Frankfurt — DAX: +0,23%
▪️ Paris — CAC 40: +0,77%
▪️ Madrid — Ibex 35: +0,40%
▪️ Europa — Stoxx 600: +0,44%