Europa
Europa segue Ásia e cai em bloco após ata do Fed e varejo decepcionante
Os principais mercados europeus reagem com baixas expressivas à indicação da maioria dos dirigentes do Fed de que os juros nos Estados Unidos terão de subir mais após a pausa de junho. As perdas aceleraram na última meia hora.
Depois que o PMI composto da zona do euro entrou em território de contração ontem, na leitura final de junho, hoje as vendas do varejo no bloco frustraram a projeção de avanço de 0,3% em maio, mostrando estagnação ante abril e queda anual de 2,9%. Alta inesperada das encomendas à indústria alemã em maio trouxe algum alívio, mas permanece o temor de recessão.
Na véspera do Payroll americano, saem três indicadores de emprego dos Estados Unidos, que estão no foco dos investidores globais porque um dos argumentos centrais da ata do Fed para elevar mais os juros é a resiliência do mercado de trabalho americano. Os futuros de Nova York operam em baixa.
Minério de ferro e petróleo têm altas leves, após restrições à produção de aço na China e queda dos estoques semanais dos EUA, mas a petroleira BP e mineradoras recuam em Londres, com medo de recessão. Paris liderava as perdas europeias, com quedas expressivas dos maiores bancos. Confira os índices às 7h20:
(Lucia Boldrini + agências)
▪️ Londres — FTSE100: -1,35%
▪️ Frankfurt — DAX: -1,21%
▪️ Paris — CAC 40: -1,69%
▪️ Madrid — Ibex 35: -1,13%
▪️ Europa — Stoxx 600: -1,30%