Europa
Europa sobe com balanços, energia e viagens antes do CPI; Londres é exceção
Os principais mercados europeus sobem antes do dado crucial da inflação americana de julho (9h30). Com a temporada de balanços a pleno vapor, há avanço nos setores de energia (Repsol +2% em Madri, Total +1,17% em Paris), apoiados pelo novo patamar de preços do petróleo e a alta do gás europeu, e de viagens e turismo — este é beneficiado pela decisão da China de acabar com a proibição de viagens em grupo a dezenas de países, que impulsiona também as ações de bens de luxo.
A exceção é Londres, na véspera da leitura preliminar do PIB do 2TRI e de uma bateria de dados econômicos de junho. A petroleira BP e os bancos não aproveitam o bom humor dos pares europeus, e as mineradoras são mistas, com alta de Antofagasta (+1,12%) após balanço e queda expressiva de Rio Tinto (-2,75%).
O pré-mercado de Nova York está em território positivo após duas sessões negativas; Disney avançava 1,66% após balanço. Na expectativa do CPI, os Treasuries estão perto da estabilidade e o índice Dólar DXY recua. O petróleo é estável, e o Brent sustenta os US$ 87 por barril. Confira os índices às 7h14:
(Lucia Boldrini + agências)
▪️ Londres — FTSE100: estável
▪️ Frankfurt — DAX: +0,35%
▪️ Paris — CAC 40: +0,85%
▪️ Madrid — Ibex 35: +1,05%
▪️ Europa — Stoxx 600: +0,36%