Europa
Europa sobe em bloco antes do PCE, com inflação na zona do euro na mínima em dois anos
Sem referência precisa da Ásia, os principais mercados europeus seguem a sinalização positiva do pré-mercado de Nova York antes da inflação do PCE, que sai às 9h30 e pode virar o jogo.
O sentimento europeu melhorou com a desaceleração da inflação da zona do euro ao menor nível em dois anos em setembro (4,3% anualizados, de 5,2% em agosto) e mais forte que do que se previa, em meio ao enfraquecimento da atividade econômica na região.
O dado reforça a visão de que o aperto monetário monetário europeu pode ter chegado ao nível suficientemente restritivo perseguido pelo BCE para fazer a inflação convergir à meta de 2%. Reforçando o argumento, as vendas no varejo alemão caíram 1,2% em agosto na margem, contrariando projeção de alta de 0,5%.
No Reino Unido, o PIB do 2TRI teve alta sequencial de 0,2% na leitura final, em linha com a projeção. No noticiário corporativo, o Commerzbank alemão salta quase 11% após anunciar plano de devolução de 3 bilhões de euros aos acionistas. Confira os índices às 7h05:
(Lucia Boldrini + agências)
▪️ Londres — FTSE100: +0,80%
▪️ Frankfurt — DAX: +0,89%
▪️ Paris — CAC 40: +0,91%
▪️ Madrid — Ibex 35: +0,60%
▪️ Europa — Stoxx 600: +1,06%