Ibovespa
Bolsas caem, enquanto juros e dólar sobem, com investidores receosos de mudança nos planos dos BCs
[15/03/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
As bolsas americanas têm mais uma sessão de baixas nesta 6ªF (Dow -0,55%; S&P500 -0,66%; Nasdaq -0,94%), ainda sob efeito dos números resilientes de inflação do PPI divulgados ontem, que fez o mercado ampliar o foco sobre o gráfico de pontos da próxima reunião do Fed, na 4ªF.
Cresce o receio de que o gráfico, que funciona como indicador das opiniões dos membros do Fed sobre os próximos passos da política monetária, mostre que eles estão dispostos a realizar menos do que três cortes de juros neste ano.
Esse possível cenário de juros altos por mais tempo se reflete no avanço dos juros dos Treasuries e do dólar frente aos pares (DXY +0,12%, aos 103,485 pontos.)
👉🏻 Clique aqui para seguir o Canal do BDM no WhatsApp
Por aqui, além do mau humor externo, a forte queda do minério de ferro bate em cheio na VALE3 (-1,56%) e o mau humor do mercado em torno de PETR3 (-0,44%) e PETR4 (-0,58%) continua, em dia de vencimento de opções sobre ações.
Há pouco, o Ibovespa marcava 126.586 pontos, com baixa de 0,86%. O dólar à vista (+0,18%, a R$ 4,9958) seguia a tendência externa, mas ainda respeitava o teto dos R$ 5.
Os juros futuros acompanham a alta dos primos americanos, influenciados também pelos dados do setor de serviços e do Caged acima do esperado, um dia depois do varejo também mostrar números além da expectativa.
A economia ainda muito aquecida pode colocar um freio nos planos do Copom, que abandonaria o chamado “forward guidance” já na próxima 4ªF, sugerindo que a Selic deve encerrar o ano em um patamar acima dos 9% esperados pelo mercado. (Téo Takar)