Ibovespa

Cheiro de mais guerra no ar provoca fuga das bolsas e busca por proteção nos Treasuries e no dólar

Atualizado 12/04/2024 às 15:06:30

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercado-finaneiro-ibovespa.jpg

[12/04/24] Da Redação do Bom Dia Mercado

As bolsas globais entraram no modo “risk off” nesta tarde, conforme crescem as expectativas de agravamento dos conflitos no Oriente Médio.

Segundo apurou a agência Axios com autoridades americanas, o Irã enviou um recado ao governo de Joe Biden, por meio de outros países árabes, alertando para os EUA não se envolverem nos combates entre Israel e o Irã, sob pena das forças americanas na região também serem atacadas.

Segundo a CNN, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse que os EUA estão em alerta máximo para possível ataque do Irã contra Israel. “Estamos observando isso de perto.”

As bolsas americanas renovam mínimas atrás de mínimas nesta tarde. Há pouco, o Dow Jones caía 1,34%, seguido pelo S&P500 (-1,52%) e Nasdaq -1,68%. Os juros dos Treasuries também estão nas mínimas, com queda de até 11 pb, diante da corrida do mercado pela segurança nos papéis. Já o índice dólar (DXY) dispara 0,66%, para 105,973 pontos, depois de fazer máxima aos 106,109 pontos mais cedo.

O VIX, também chamado de “índice do medo”, atingiu os 18,78 pontos hoje, no maior nível desde 31 de outubro. Os preços do petróleo também avançam em torno de 1%, mas a alta é limitada pelo avanço do dólar.

Por aqui, o cenário externo dá as cartas, mas o mercado também monitora o ruído em torno de Petrobras.

A Justiça determinou a suspensão do presidente do Conselho, Pietro Mendes. Foi o segundo afastamento do colegiado em menos de uma semana, o que acendeu a luz amarela no governo sobre a votação dos dividendos extraordinários na próxima semana.

Segundo o Estadão, o placar estaria apertado, com a ala governista defendendo uma distribuição de, no máximo, 30% dos dividendos extras, enquanto os conselheiros independentes querem pelo menos 50%. Em meio à polêmica sobre sua continuidade no cargo, Jean Paul Prates poderá ser o voto de minerva.

O Ibovespa cai 0,94%, aos 126.193 pontos, com PETR3 (-0,94%) e PETR4 (-0,94%) no vermelho. Entre as blue chips, apenas VALE3 (+0,16%) resiste com alta modesta.

O dólar dispara 0,76%, a R$ 5,1293, com o mercado buscando segurança na moeda. Os juros futuros, que chegaram a devolver a alta recente mais cedo com o dado fraco do setor de serviços, agora operam em torno da estabilidade.

(Téo Takar)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também