Ibovespa
Ibovespa avança e NY hesita em meio à perspectiva de aperto prolongado e conflito no Oriente Médio
[19/04/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa sobe desde a abertura em dia de agenda mais esvaziada e cautela diante dos novos conflitos no Oriente Médio. O índice há pouco avançava 0,94% (125.357,92), com Petrobras subindo cerca de 2% em dia de reunião do conselho e de petróleo volátil, mesmo com a questão dos dividendos fora da pauta, como antecipou Jean-Paul Prates.
NY opera sem direção única, com as perspectiva de taxas mais elevadas durante mais tempo acionando o receio de que o crescimento global seja travado por políticas restritivas, o que também é um mau presságio para a demanda de petróleo. Apesar da avaliação de que os danos do ataque de Israel ao Irã foram pequenos, o fim de semana que se aproxima acaba por desestimular a tomada de risco.
Dow sobe +0,54%, mas o S&P cai 0,17% e Nasdaq -0,83%. Os rendimentos dos Treasuries exibem viés de queda e, aqui, as taxas continuam corrigindo os excessos dos últimos dias. No câmbio, o índice do dólar DXY aprofunda baixa a 105,909 pontos (-0,23%) e a moeda cede ante o real a R$ 5,2170 (-0,63%), com o movimento no exterior somado a relatos de fluxo. O investidor acompanha durante o dia falas de vários dirigentes dos BCs mundiais, incluindo Roberto Campos Neto. (Ana Katia)