Ibovespa
Prates derruba aposta de dividendo gordo na Petrobras, que afunda 5% e leva Ibovespa junto
[28/02/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
O clima no mercado doméstico azedou na última hora e teve uma única culpada: Petrobras. Depois de renovar mínimas seguidas, o Ibovespa recuava 1,11% há pouco, para 130.224 pontos, pressionado por PETR3 (-4,89%) e PETR4 (-5,21%).
A piora dos ativos ocorreu após o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmar à Bloomberg que a estatal deverá ser mais cautelosa em relação à distribuição de dividendos por causa do processo de transição para fontes renováveis, o que jogou um balde de água fria nas expectativas do mercado por um pagamento extraordinário no início de março.
“Eu seria mais conservador do que agressivo. Estamos no meio dessa grande decisão de nos tornarmos uma empresa de petróleo em transição”, declarou.
Em Wall Street, as bolsas também seguem no vermelho (Dow -0,25%; S&P500 -0,24% e Nasdaq -0,57%) diante da revisão do PIB americano para patamar levemente mais fraco e da expectativa de repique da inflação no PCE de janeiro, que será conhecido amanhã.
O PIB cresceu 3,2% no 4TRI23, frente à expectativa de 3,3%. Já o PCE trimestral subiu 1,8% enquanto seu núcleo avançou 2,1%. Na primeira leitura, o PCE havia subido 1,7% e o núcleo, 2%.
Atenções também voltadas às falas dos membros do Fed. Susan Collins comentou há pouco que ainda “é cedo para dizer se o Fed vai reduzir juros em maio”. (Téo Takar)