Juros
BCE mantém taxa de juros inalteradas a 4,5%
[11/04/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter as três taxas de juro diretoras inalteradas.
A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão inalteradas em 4,50%, 4,75% e 4,00%, respetivamente.
De acordo com o comunicado do BCE, a inflação continuou a descer, impulsionada pela menor inflação dos preços dos produtos alimentares e dos bens. A maioria das medidas da inflação subjacente está a abrandar, o crescimento salarial regista uma moderação gradual e as empresas estão a absorver, nos respetivos lucros, parte do aumento dos custos do trabalho.
As condições de financiamento permanecem restritivas e os anteriores aumentos das taxas de juro continuam a pesar sobre a procura, o que está a ajudar a reduzir a inflação. Contudo, as pressões internas sobre os preços são fortes e estão a manter a inflação dos preços dos serviços elevada.
O Conselho do BCE está determinado a assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%. As futuras decisões do Conselho do BCE assegurarão que as taxas diretoras permaneçam suficientemente restritivas durante o tempo que for necessário.