Juros
Juros caem com yields dos Treasuries e IPCA no Focus; dólar sobe antes do BCE, de Powell e do payroll
[05/03/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
Os juros futuros recuam em linha com os yields (juros que o Tesouro norte-americano paga aos credores que compraram títulos de dívida), dos Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA) e reagem à redução nas projeções do Boletim Focus para o IPCA deste ano – que caiu de 3,80% para 3,76% – um dia após economistas, em reunião do BC, se mostrarem mais otimistas com a inflação, apesar da preocupação com a de serviços.
Nos mercados de títulos, os rendimentos do Tesouro americano caíram em meio à incerteza sobre Jerome Powell. Amanhã e 5ªF, Powell depõe no Congresso norte-americano e é provável que o chairman do Fed reforce a mensagem de que o BC americano vai esperar por mais dados da economia do país. Os mercados sugerem probabilidade de cerca de 65% de o Fed começar a cortar as taxas dos EUA em junho e esperam alívio de 75 pb este ano.
O dólar sobe contra o real a R$ 4,9554 (+0,16%) e no exterior também mostra viés de alta antes da divulgação da taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) e dos dados do payroll (informações sobre mercado de trabalho nos EUA), que têm potencial de movimentar o mercado ainda esta semana.
O BCE se reúne na 5ªF e se espera que deixe as taxas no recorde de 4%. Na 6ªF, os dados de emprego americano de fevereiro podem mostrar que as contratações desaceleraram e, se vierem acima do esperado, o dólar pode reagir. O DXY, que mede o desempenho do dólar norte-americano frente a uma cesta de moedas estrangeiras, estava há pouco em alta de 0,09%, aos 103,926 pontos. O Congresso Nacional do Povo, na China, que vai até domingo, teve até agora poucas surpresas em relação a medidas da estimular a economia do país. (Ana Katia)