Nova York
Bolsas fecham com ganhos modestos em NY em meios a dados fracos de atividade
As bolsas americanas fecharam perto da estabilidade neste pregão mais curto de 2ªF, emenda do feriado do Dia da Independência nos EUA, amanhã. Os dados fracos de atividade em junho pautaram a cautela nos mercados, ao mesmo tempo em que as decisões de Arábia Saudita e Rússia de cortarem a produção de petróleo adicionavam um novo fator inflacionário por cona dos preços do petróleo.
Atividade fraca e inflação persistente desenham um quadro de recessão logo à frente, combinado à expectativa de que o Fed siga com seu aperto monetário, com mais uma ou duas altas de juros e manutenção de taxas elevadas por mais tempo. Nos EUA, o PMI industrial medido pela S&P global recuou a 46,3 em junho, em linha com o esperado, mas em terreno de contração de atividade. O indicador do ISM contrariou expectativa de leve alta apontou recuo a 46 em junho, também em nível de contração.
No fechamento antecipado, às 14h (de Brasília), o Dow Jones marcava alta de 0,03%, aos 34.418,47 pontos. O S&P500 subiu 0,12%, aos 4.455,59 pontos. E o Nasdaq teve ganho de 0,21%, aos 13.816,77 pontos. (Téo Takar + agências)