Nova York
Depois de novo susto com inflação, NY oscila com discursos de membros do Fed; Ibovespa sobe com commodities
[16/02/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
As bolsas em Wall Street se afastaram das mínimas e chegaram a ensaiar uma virada para terreno positivo após as declarações “dovish” do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic.
Ele afirmou que espera o primeiro corte de juros durante o verão americano, entre junho e setembro, e que espera duas reduções até dezembro. Mas Bostic não descartou a possibilidade de o Fed antecipar o relaxamento e optar por três cortes neste ano, se os progressos no combate à inflação se intensificarem.
Há pouco, a presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, disse que “três cortes é uma projeção razoável para este ano, mas é difícil determinar”. Há instantes, o Dow Jones caía 0,25%, o S&P500 recuava 0,22% e o Nasdaq perdia 0,50%.
Mais cedo, os índices caíram mais expressivamente e os juros dos Treasuries avançaram diante de nova surpresa ruim com a inflação, desta vez com o PPI que subiu 0,3% em janeiro ante dezembro, enquanto o núcleo subiu 0,5%, contrariando as expectativas de alta de 0,1% e 0,2%, respectivamente.
Por aqui, a forte recuperação de VALE3 (+3,45%) e a alta de PETR4 (+0,71%) e de outras ações de commodities mantêm o Ibovespa no azul (+0,64%, aos 128.616 pontos) em dia de vencimento de opções sobre ações.
O dólar à vista opera em leve alta de 0,13%, a R$ 4,9753, e os juros futuros acompanham o viés de alta dos Treasuries. (Téo Takar)