Petróleo

Cortes da Opep+ limitam baixa do petróleo em meio a dados fracos de chineses e americanos

Atualizado 10/07/2023 às 08:31:30

O petróleo cai hoje após dados fracos dos principais consumidores, EUA e China, embora os cortes esperados na oferta da Arábia Saudita e da Rússia limitem as perdas. Há pouco o Brent/setembro caía a US$ 77,90 (-0,73%) e o WTI/agosto, a U$ 73,29 (-0,77%).

A semana tem CPI dos EUA, o que inspira cautela após dados divulgados na 6ªF apontarem para os menores ganhos de emprego em dois anos e meio, mas forte crescimento salarial. Dados fracos dos preços chineses alimentaram a preocupação com as perspectivas para a economia global.

Os traders avaliarão os números da inflação dos EUA na 4ªF e os preços ao produtor em busca de sinais sobre a trajetória política do Fed e o risco crescente de uma recessão.

A instabilidade do mercado é alimentada ainda mais pelo cabo de guerra em curso entre os temores de controle da demanda pelas economias ocidentais e as estratégias de controle da oferta empregadas pela Opep, que impactam o equilíbrio do mercado de petróleo.

A Arábia Saudita estenderá seu corte de produção de 1 milhão de barris por dia (bpd) até agosto e a Rússia reduzirá as exportações em 500 mil bpd. A Rússia usará o petróleo para produzir mais combustível para atender à demanda doméstica, disse uma fonte à Reuters. (Ana Katia + agências)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também