Petróleo
Mercado volta o foco para demanda e petróleo fecha em queda
As cotações do petróleo fecharam com queda nesta quarta-feira, com participantes do mercado voltando o foco para as questões de demanda.
Ontem, Morgan Stanley e Goldman Sachs reduziram as projeções para o preço do Brent devido à desaceleração em mercados importantes como a China, onde a economia em marcha lenta e a mudança para veículos elétricos estão reduzindo o consumo de combustível.
Além disso, na Europa, a demanda por diesel deve cair abaixo dos níveis pré-pandêmicos devido à fraca demanda da indústria e às mudanças na frota de automóveis.
Esses sinais de baixa estão neutralizando ganhos anteriores impulsionados por riscos geopolíticos e ameaças de fornecimento, como a interrupção na produção da Líbia.
O Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos mostrou que os estoques de petróleo americano caíram bem menos – 846 mil barris – do que o esperado – 2,1 milhões de barris – na semana passada.
No fechamento, o contrato do Brent para novembro caiu 1,37%, a US$ 77,58 por barril, na ICE. O WTI para outubro recuou 1,34%, a US$ 74,52 por barril, na Nymex.
(BDM Online + agências)