Petróleo

Petróleo amplia alta apoiado por interrupção da oferta na Líbia e tensões no Oriente Médio

Atualizado 09/01/2024 às 10:19:17

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/12/enauta-enat3-petroleo.jpg

[09/012/24] Da Redação do Bom Dia Mercado

Tensões geopolíticas e interrupção da oferta na Líbia oferecem apoio aos preços do petróleo hoje. Segundo analistas, do lado da oferta, existem alguns fatores de alta devido ao encerramento do maior campo petrolífero da Líbia. Além disso, algumas grandes empresas de transporte marítimo ainda evitam o Mar Vermelho, como a Hapag-Lloyd da Alemanha.

No que diz respeito à Gaza, Israel afirmou que a sua luta contra o Hamas continuará por 2024, preocupando os mercados. Hoje os índices de referência do petróleo recuperam-se das perdas de 3% e 4% após cortes acentuados por parte do principal exportador, a Arábia Saudita. O Brent/março a US$ 77,83 (+2,25%) e o WTI/fev a US$ 72,50 (+2,44%).

Do lado da demanda, a produção industrial alemã caiu inesperadamente em novembro. Os dados do núcleo da inflação divulgados na 5ªF podem oferecer novas pistas sobre a inflação, enquanto o mercado aguarda os estoques do API ainda hoje. No noticiário do setor, duas refinarias estatais indianas estariam buscando aumentar as importações de petróleo saudita depois que o reino reduziu o preço, disse a Reuters.  (BDM Online + Reuters)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também