Petróleo
Petróleo avança com aumento nos riscos geopolíticos no Oriente Médio
Os futuros do petróleo bruto dispararam nesta quarta-feira, com investidores receosos de uma guerra ampla no Oriente Médio, após o assassinato no Irã do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, o que elevou tensões na região.
O porta-voz houthi diz que Israel enfrentará onda de retaliação após morte de chefe do Hamas. Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que “os próximos dias serão desafiadores” e que está “preparado para qualquer cenário”.
Além disso, o Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos reportou que os estoques de petróleo da semana até 26/7 caíram 3,436 milhões, além do consenso de queda de apenas 200 mil.
Os estoques de gasolina cederam 3,665 milhões, também além da previsão (-1,3 milhão), enquanto de destilados subiram 1,534 milhão (projeção de -400 mil).
Apesar da alta de hoje, a commodity acumulou quedas de cerca de 3% em julho. No fechamento, o contrato Brent para outubro subiu 3,55%, a US$ 80,84 por barril, na ICE. O WTI para setembro recuou 4,26%, a US$ 77,91 por barril, na Nymex.
(BDM Online + agências)