Petróleo
Petróleo avança quase 3% após novos ataques a navios no Mar Vermelho
O petróleo voltou a subir com força na retomada dos negócios após o Natal, diante dos relatos de uma nova onda de ataques dos rebeldes Houthis, do Iêmen, contra navios no Mar Vermelho.
Diversas companhias de navegação têm preferido evitar a rota pelo Canal de Suez e alongar as viagens entre o Oriente Médio e a Europa e Américas por segurança, o que está atrasando as entregas de petróleo.
Os novos ataques Houthis foram uma resposta às incursões dos EUA no Iraque durante o Natal para combater grupos terroristas baseados no Irã.
As movimentações mostram que ainda persiste o risco da guerra entre Israel e o Hamas se transformar numa conflagração regional mais ampla. As tensões na região, combinadas com a baixa liquidez nos mercados nesta semana entre Natal e Réveillon, colaboraram para que os contratos subissem mais de 3% hoje.
O Brent para fevereiro fechou em alta de 2,53%, para US$ 81,07 o barril, em Londres. Já o WTI para o mesmo mês avançou 2,73%, para US$ 75,57 o barril, na Nymex. (BDM Online + agências)