Petróleo
Petróleo cai com investidores ponderando escalada de conflito no Oriente Médio e ata do Fed
O petróleo cede depois de oscilar mais cedo, à medida que o conflito no Oriente Médio segue no radar por seu potencial de ser ampliado, agravando um déficit esperado para o resto do ano. Os investidores dizem não ter estimativas confiáveis sobre quantos barris de petróleo produzidos, comercializados ou enviados para fora do Oriente Médio ficariam retidos pelas últimas tensões na região.
Outra questão sem resposta era sobre a participação do Irã. Ontem, os EUA disseram que o país provavelmente sabia que o Hamas planejava operações contra Israel, mas sem conhecer os detalhes. O petróleo poderá reagir à tarde à ata da reunião de política monetária do Fed para setembro em meio a falas de membros do BC de que um aumento das taxas pode não ser necessário para limitar a inflação, já que uma liquidação no mercado de títulos poderia fazer o trabalho.
O mercado também acompanha hoje os dados semanais dos estoques de petróleo dos EUA da API. Há pouco o Brent/dez caía a US$ 87,47 (-0,21%) e o WTI/nov a US$ 85,71 (-0,30%). (Ana Katia + agências)