Petróleo
Petróleo cai com perspectiva negativa para a demanda global
As cotações do petróleo estenderam as fortes perdas de ontem diante da perspectiva de queda na demanda, provocada pela alta dos juros. O cenário de taxas mais altas por mais tempo nos EUA e outras regiões, e seu impacto sobre a economia global, tem compensado a restrição na oferta da commodity.
Dados do DoE, divulgados ontem, mostrando o maior aumento nos estoques de gasolina desde o início de 2022 e a demanda no ponto mais baixo para esta época do ano desde 1998, continuaram a pesar sobre o mercado. Analistas também observam que a forte queda no preço do petróleo decorre de questões técnicas no mercado, com uma grande liquidação de opções de compra e montagem de opções de venda (que apostam na queda do preço).
No lado da oferta, o governo da Rússia informou hoje que não há um prazo definido para o fim da proibição de exportação de combustíveis introduzida em setembro. No fechamento, o contrato Brent para dezembro caiu 2,07%, a US$ 84,07 por barril, na ICE. O WTI para novembro recuou 2,27%, a US$ 82,31 por barril, na Nymex. (BDM Online + agências)