Petróleo
Petróleo cai forte apesar do recuo histórico em estoques dos EUA
As cotações do petróleo tiveram forte queda nesta 4ªF, pressionadas pela fuga do risco provocada pelo rebaixamento do rating dos EUA pela Fitch, que elevou o dólar. Um dia depois da decisão, o Tesouro dos EUA informou que vai aumentar a emissão de dívida num valor acima das expectativas do mercado, ressaltando a dependência de déficits contínuos, o que de certa forma corrobora a decisão da Fitch.
O anúncio reforçou a cautela dos agentes e mesmo a queda histórica nos estoques dos EUA na semana passada não foi suficiente para colocar os preços no azul.
Segundo o DoE, os estoques de óleo bruto caíram 17 milhões de barris, de uma expectativa de -3,7 milhões. Os de gasolina subiram 1,5 milhão, de -1 milhão esperado. Segundo analistas, o pico da atividade de refino no verão americano coincidiu com exportações muito fortes no final do mês passado, e não se deve esperar quedas de tal magnitude daqui para frente.
No fechamento, o contrato Brent para outubro caiu 2,01%, a US$ 83,20 por barril, na ICE. O WTI para setembro recuou 2,31%, a US$ 79,49 por barril, na Nymex. (BDM Online + agências)