Petróleo
Petróleo cai pelo 4º dia seguido e acumula forte perda na semana
[06/09/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
As cotações do petróleo fecharam com queda nesta sexta-feira, influenciadas pelos dados que mostram um mercado de trabalho em desaceleração no maior consumidor mundial de óleo bruto. Na semana, os preços recuaram quase 8%.
Os futuros têm apresentado tendência de queda desde o início de julho, com a fraqueza nas economias da China e dos Estados Unidos, os dois maiores consumidores de petróleo, alimentando temores sobre a demanda.
A produção de petróleo bruto nos EUA também aumentou de forma constante nos últimos anos, adicionando pressão de oferta aos balanços globais. Esses fatores acabaram ofuscando a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) esta semana de adiar o aumento de produção por dois meses.
Na próxima semana, o mercado vai observar de perto as perspectivas mensais de mercado nos relatórios da Opep, do Departamento de Energia (DoE) americano e da Agência Internacional de Energia (AIE).
No fechamento, o contrato Brent para novembro caiu 2,24%, a US$ 71,06 por barril, na ICE. O WTI para outubro recuou 2,14%, a US$ 67,67 por barril, na Nymex. Na semana, o Brent caiu 7,63% e o WTI recuou 7,99%.
(BDM Online + agências)