Petróleo

Petróleo cede levemente com temores sobre a demanda

Atualizado 25/10/2023 às 08:48:20

Preocupações sobre a demanda decorrente das perspectivas econômicas sombrias na Europa e sobre a escalada da guerra deixa o petróleo estável. Com o dólar em alta (DXY +0,17%), o Brent/dez cai a US$ 88,02 (-0,06%) e o WTI a US$ 83,60 (-0,17%).

Líderes dos EUA e da Arábia Saudita discutiram ontem os esforços para evitar que o conflito se amplie e inclua potencialmente o grande produtor de petróleo, o Irã. Na Europa, indicadores sombrios de algumas das maiores economias podem indicar que a procura por óleo pode ser menor, já que sugerem estagnação.

Os empréstimos bancários em toda a zona do euro quase pararam no mês passado, mostraram dados do BCE hoje, fornecendo mais evidências de recessão.

O petróleo pode encontrar suporte da China, que aprovou um PL que permite que os governos locais emitam nova dívida para impulsionar a economia, apesar de Pequim ter estabelecido um limite máximo para a sua capacidade de refino para racionalizar o seu vasto setor de processamento de petróleo e reduzir as emissões de carbono.

Outro apoio vem dos estoques dos EUA, que caíram inesperadamente em cerca de 2,7 milhões de barris na semana encerrada em 20/10. Os dados oficiais serão divulgados ainda hoje. (Ana Katia + agências)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também