Petróleo
Petróleo corrige parte da queda de ontem, mas é limitado por dados que levantam incertezas sobre a demanda
Os preços do petróleo sobem um pouco, revertendo parte da forte queda da sessão anterior, após uma enxurrada de dados da Alemanha, da zona do euro como um todo e do Reino Unido esboçarem um quadro de baixa que pode pesar sobre a demanda. Há pouco o Brent/dez subia a US$ 90,15 (+0,36%) e o WTI/dez a US$ 85,75 (+0,30%).
A atividade empresarial da zona euro sofreu uma reviravolta para pior este mês. Leituras alemãs apontam que uma recessão no país está bem encaminhada, enquanto as empresas britânicas reportaram outro declínio, o que sublinha o risco de recessão antes da decisão do BoE sobre juro. Os índices de referência do petróleo caíram mais de 2% ontem, à medida que os esforços diplomáticos no Oriente Médio se intensificaram para conter o conflito entre Israel e o Hamas.
O Hamas disse que libertou duas mulheres israelenses e os EUA teriam aconselhado Israel a adiar um ataque terrestre na Faixa de Gaza. Nos EUA, espera-se que os estoques de petróleo bruto tenham aumentado na semana passada. Relatórios do API e do DoE estão previstos para hoje e amanhã, respectivamente. (Ana Katia + agências)