Petróleo
Petróleo dispara com ameaça de ataque do Irã a Israel
As cotações do petróleo fecharam com forte alta nesta segunda-feira, com o mercado recolocando algum prêmio geopolítico nos preços em meio a ameaças do Irã a Israel por causa do assassinato de um líder do Hamas no mês passado.
Teerã reiterou no domingo sua determinação em punir Israel, enquanto a mídia estatal iraniana relatou que uma unidade de mísseis do exército do país estava conduzindo exercícios perto da fronteira com o Iraque.
A Fox News informa que fontes do Oriente Médio esperam um possível ataque até amanhã. A Casa Branca espera uma série de grandes ataques esta semana.
O fator geopolítico se sobrepôs ao corte da Opep na estimativa de demanda global por causa da fraqueza do consumo na China.
Em seu relatório mensal, o carte previu que a demanda vai crescer 2,11 milhões de bpd em 2024, queda de 135 mil bpd em relação à estimativa de julho. A previsão de crescimento em 2025 foi reduzida para 1,78 milhão de bpd, 1,85 milhão de bpd.
No fechamento, o contrato Brent para outubro subiu 3,31%, a US$ 82,30 por barril, na ICE. O WTI para setembro avançou 4,19%, a US$ 80,06 por barril, na Nymex.
(BDM Online + agências)