Petróleo
Petróleo fecha em alta após Opep elevar previsão de demanda
Os futuros de petróleo subiram pela terceira sessão consecutiva hoje, desta vez influenciados pelo relatório mensal da Opep, que aumentou a previsão de demanda pela commodity neste ano para 2,46 milhões de bpd, de 2,44 milhões de barris antes.
O cartel disse que os fundamentos do mercado estão fortes e atribuiu a recente queda de preços a especuladores do mercado financeiro.
Apesar dos anúncios de cortes na oferta por parte da Opep e seus aliados, o relatório mostrou ligeiro aumento na produção em outubro, puxado pelo Irã, Angola e Nigéria.
Como contraste, na semana passada, o DoE informou que o consumo per capita de gasolina nos EUA poderia cair para o nível mais baixo em duas décadas e que a produção de petróleo bruto este ano aumentará menos do que o esperado. Além disso, as refinarias chinesas encomendaram menos petróleo da Arábia Saudita para dezembro.
No fechamento, o Brent para janeiro subiu 1,33%, a US$ 82,52 por barril, na ICE. O WTI para dezembro avançou 1,41%, a US$ 78,26 por barril, na Nymex. (BDM Online + agências)