Petróleo

Petróleo fecha em alta com aperto na oferta de volta ao foco

Atualizado 17/08/2023 às 15:47:03

As cotações do petróleo voltaram a subir, após três dias em queda, com o aperto na oferta assumindo novamente o centro das atenções. Ficou de lado, ao menos temporariamente, as preocupações com a economia chinesa e a política monetária dos EUA, motivos da queda recente dos preços.

Segundo agências internacionais, os mercados físicos em todo o mundo mostraram sinais de demanda robusta, os estoques comerciais dos EUA estão no menor nível desde janeiro e os principais compradores da Ásia estão adquirindo grandes volumes da commodity num momento em que a Opep+ reduziu a oferta.

A China, contudo, segue como pano de fundo preocupante, mesmo com o governo prometendo mais estímulos à economia. Para o Citi, “faz sentido” apostar contra o preço do petróleo no fim deste ano e ao longo de 2024 dada a probabilidade de demanda fraca e oferta robusta. Para analistas da instituição, a oferta global da commodity deve ser maior que o esperado em 2023 e 2024.

No fechamento, o contrato Brent para outubro subiu 0,80%, a US$ 84,12 por barril, na ICE. O WTI para setembro avançou 1,27%, a US$ 80,39 por barril, na Nymex. (BDM Online + agências)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também