Petróleo
Petróleo fecha em alta, reagindo após quatro quedas seguidas
As cotações do petróleo fecharam com alta nesta quinta-feira, numa recuperação técnica após quatro quedas consecutivas terem deixado o mercado sobrevendido.
De forma geral, os principais drivers são negativos, como o enfraquecimento da economia da China e novas preocupações sobre a economia dos Estados Unidos, que criou bem menos emprego do que se esperava.
Além disso, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) deve começar a aumentar a oferta no próximo trimestre, o que deve elevar os estoques globais da commodities. De outro lado, o impasse no acordo de cessar fogo em Gaza aumenta a chance de que o Irã retalie Israel por ataques feitos semanas atrás.
Os investidores agora aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em Jackson Hole, amanhã, que deve acrescentar mais detalhes sobre o estado da economia americana.
No fechamento, o Brent para outubro subiu 1,54%, a US$ 77,22 por barril, na ICE. O WTI de mesmo vencimento avançou 1,50%, a US$ 73,01 por barril, na Nymex.
(BDM Online + agências)