Petróleo
Petróleo fecha em forte queda antes de possível negociação de cessar-fogo entre Israel e Hamas
As cotações do petróleo tiveram queda expressiva nesta 6ªF, pressionadas por fatores técnicos – o WTI ficou abaixo da média móvel de 200 dias, o que desencadeou uma série de vendas – e fundamentos.
Segundo as agências internacionais, o envio por Israel de uma equipe de negociação a Paris para tratar de um cessar-fogo com o Hamas fizeram com que investidores liquidassem posições no mercado. A equipe seria liderada pelo diretor do Mossad, David Barnea.
Segundo a Reuters, uma fonte informou que o diretor da CIA, William Burns, o primeiro-ministro do Catar, xeque Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, e o chefe da inteligência egípcia, Abbas Kamel, participarão das discussões na capital francesa.
O pacote de novas sanções dos EUA contra a Rússia não parece incluir grandes restrições relacionadas com a energia e, assim, não teve impacto no mercado.
No fechamento, o contrato Brent para maio caiu 2,30%, a US$ 80,80 por barril, na ICE. O WTI para abril recuou 2,70%, a US$ 76,49 por barril, na Nymex. Na semana, Brent cedeu 2,34%, o WTI teve queda de 2,51%. (BDM Online + agências)