Petróleo
Petróleo fecha em queda hoje, mas anota 2ª semana de altas consecutivas
Depois de oscilar entre altas e baixas ao longo do dia, as cotações do petróleo fecharam com queda moderada. Mas anotaram a segunda semana de ganhos consecutivos, por causa do conflito Israel-Hamas e o temor de que a guerra se alastre para outras regiões do Oriente Médio. Segundo analistas, os esforços dos EUA para evitar uma invasão a Gaza por terra aliviou o mercado.
Uma incursão do exército israelense parecia iminente pela manhã, o que fez os preços subirem mais de 1%. Mas depois de inicialmente resistir ao adiamento do que as autoridades disseram que seria uma operação militar massiva para erradicar o Hamas, Israel concordou, sob pressão dos EUA, em adiar o seu ataque, segundo a Bloomberg.
No mercado físico, a oferta segue restrita e deve seguir sustentando os preços do petróleo. Ontem, os EUA informaram que terão que comprar 6 milhões de barris de óleo bruto para recompor suas reservas estratégicas.
No fechamento, o contrato Brent para dezembro caiu 0,23%, a US$ 92,16 por barril, na ICE. O WTI de mesmo vencimento recuou 0,33%, a US$ 88,08 por barril, na Nymex. Na semana, o Brent subiu 1,40%; o WTI avançou 2,0%. (BDM Online + agências)