Petróleo
Petróleo fecha em queda pela 4ª sessão seguida
As cotações do petróleo fecharam com queda pela quarta sessão consecutiva nesta quarta-feira, para o menor nível em seis meses, apesar de fatores potencialmente altistas, como a queda maior que a esperada nos estoques dos EUA e o recuo forte do dólar ante moedas pares, que em tese beneficia a compra de commodities.
Segundo a Bloomberg, vendas a partir de algoritmos exacerbaram o movimento de queda dos preços. De acordo com o Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos, os estoques de petróleo no país caíram 4,649 milhões de barris na semana passada, ante expectativa de -1,5 milhão.
As cotações chegaram a subir depois do dado, mas embora a redução sinalize aperto no mercado físico, os números não acalmaram as preocupações sobre a demanda fraca nos EUA e na China.
O progresso em direção a um cessar-fogo em Gaza também tem pesado sobre os futuros do petróleo bruto nos últimos dias, embora o Hamas ainda não tenha sinalizado um acordo.
No fechamento, o contrato Brent para outubro caiu 1,49%, a US$ 76,05 por barril, na ICE. O WTI para outubro recuou 1,69%, a US$ 71,93 por barril, na Nymex.
(BDM Online + agências)