Petróleo

Petróleo fecha perto da estabilidade no dia, mas encerra 2023 com perda acima dos 10%

Atualizado 29/12/2023 às 17:05:18

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/11/petroleo-preco-commodity.jpg

[29/12/23] Da Redação do Bom Dia Mercado

O petróleo conseguiu oscilou entre perdas e ganhos modestos nesta 6ªF, encerrando a última sessão do ano perto da estabilidade, em meio à liquidez reduzida do mercado. A commodity segue influenciada principalmente pelas notícias do Oriente Médio, onde há uma aparente calmaria nesta virada de ano, após sequência de ataques a navios.

Hoje, o Pentágono pediu aos operadores que retomem as rotas marítimas pelo Mar Vermelho, afirmando que a região está sob proteção de forças internacionais.

Os sinais de fraqueza do dólar frente a outras moedas ajudaram o petróleo pela manhã, mas a moeda voltou a se fortalecer no fim da tarde, pressionando a commodity.

A perda de fôlego do dólar mais cedo teve como origem o índice de atividade (PMI) industrial dos EUA, que passou a apontar contração do setor, ao cair para 46,9 em dezembro, segundo a leitura do ISM Chicago. Sinais de fraqueza da economia americana tendem a reforçar a expectativa por relaxamento monetário pelo Fed

O único dado do setor foi o balanço semanal da Baker Hughes, de poços e plataformas de petróleo em atividade nos EUA, que mostrou alta de dois equipamentos na última semana, totalizando 500 em operação.

O contrato do Brent para março recuou 0,14%, a US$ 77,04 por barril, na ICE. Já o WTI para fevereiro caiu 0,17%, a US$ 71,65 por barril, na Nymex.

No acumulado do ano, o Brent caiu 10,3% e o WTI perdeu 10,7%, no primeiro recuo anual de preços da commodity desde 2020.

A queda refletiu os sinais de desaceleração da economia global, que prejudicaram a demanda por petróleo, mesmo diante dos esforços da Opep de cortar a oferta para tentar segurar os preços. (BDM Online + agências)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também