Petróleo
Petróleo opera estável com dólar forte brigando com a queda dos estoques
O petróleo opera estável entre o dólar forte e a queda substancial nos estoques americanos da commodity, reportada ontem pelo DoE. O aumento da aversão ao risco, depois que a Fitch rebaixou os EUA, também estimulou investidores a tirarem lucros da mesa, mas o dólar ignorou o rebaixamento da agência, pois dados mostraram alguma resiliência na economia americana.
Há pouco o Brent para outubro estava em leve alta de 0,04%, a US$ 83,23; o WTI para setembro, a US$ 79,53 (+0,05%). Leitura do ADP apontou para a força no mercado de trabalho antes do payroll de amanhã, com a divisa pressionando commodities cotadas em dólar em meio à subida das apostas de que o Fed pode ter espaço para continuar aumentando as taxas de juros.
Dados oficiais mostraram que os estoques dos EUA encolheram mais de 17 milhões de barris na semana até 28 de julho, muito acima das expectativas de uma queda de 1,4 milhão de barris.
O foco está agora em uma próxima reunião da Opep. A Arábia Saudita, líder de fato do cartel, deve estender um corte de fornecimento de 1 milhão de bpd até setembro. (Ana Katia + agências)