Petróleo
Petróleo sobe com aumento das tensões no Oriente Médio
O petróleo operou em alta nesta 2ªF, pressionado pelo aumento das tensões no Oriente Médio, mas em uma sessão de liquidez reduzida por conta dos feriados nos EUA e Reino Unido. Israel matou 45 pessoas em um ataque em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, o que gerou forte reação da comunidade internacional.
Além disso, a imprensa israelense informou que as forças militares do país mataram um soldado do Egito na região, gerando mal-estar com o país vizinho.
Apesar da alta pontual, analistas da TD Securities afirmam que o viés da commodity ainda é de baixa, diante do aumento da produção de países de fora da Opep, como Guiana, EUA e Brasil.
O cartel se reunirá no fim desta semana e a tendência é manter os cortes já vigentes entre os países-membros por mais tempo, na tentativa de fazer frente ao aumento da oferta global.
Por volta das 15h45, o Brent para agosto subia 1,20%, a US$ 82,82 por barril no pregão eletrônico. O WTI tinha alta 1,07%, a US$ 78,55, também no eletrônico, já que não houve sessão regular devido aos feriados nos dois mercados.
(BDM Online + agências)