Petróleo
Petróleo sobe na aposta de oferta restrita
O petróleo sobe rumo a um forte início de trimestre, com os comerciantes apostando em oferta mais restrita, especialmente num contexto de menor produção russa. Há pouco o Brent/maio subia a US$ 87,01 (+1,07%) e o WTI/maio a US$ 82,24 (+1,09%).
Ambos devem registrar fortes ganhos no 1TRI, com os preços impulsionados por perspectivas mais restritivas para os mercados, uma vez que a Opep+ manteve em vigor as restrições à produção em curso.
Moscou tinha dito no início de março que iria aprofundar os cortes em curso, enquanto uma série de ataques da Ucrânia às refinarias de combustível russas também atingiu o abastecimento de combustível no país.
O principal obstáculo a este cenário surgirá provavelmente nos EUA, prevendo-se que os elevados preços da gasolina se tornem um tema controverso antes das eleições presidenciais de 2024. A administração Biden elevou a Reserva Estratégica de Petróleo do país para perto das mínimas dos últimos 40 anos em 2022, no início da invasão da Ucrânia pela Rússia, e poderia utilizar esta reserva novamente para combater o aumento dos preços do petróleo. (Ana Katia + agências)