Petróleo

Petróleo sobe no dia e na semana, com tensão geopolítica

Atualizado 16/02/2024 às 16:59:06

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/02/petroleo-commodity-brent-wti.jpg

As cotações do petróleo fecharam com alta hoje e subiram pela segunda semana consecutiva, com a tensão crescente no Oriente Médio se sobrepondo a fatores como a inflação mais alta que o esperado nos EUA e o aumento de oferta e desaceleração da demanda previstos pela AIE para 2024.

Reforçando o clima beligerante, o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse que o grupo intensificará sua luta contra Israel, aumentando os riscos em uma região que responde por cerca de um terço da produção mundial de petróleo.

Mas em algum momento, a questão da oferta pode voltar a pesar. “Embora os riscos geopolíticos permaneçam elevados, não se observa nenhuma perda real de oferta, a não ser que as exportações russas sejam restringidas por sanções mais rigorosas”, disse Dennis Kissler, vice-presidente sénior do BOK Financial, à Bloomberg.

No fechamento, o Brent para abril subiu 0,74%, a US$ 83,47 por barril, na ICE. O WTI de mesmo vencimento avançou 1,12%, a US$ 78,46 por barril, na Nymex. Na semana, o Brent subiu 1,56%, o WTI teve alta de 2,20%. (BDM Online + agências)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também