Petróleo

Petróleo tem forte queda após Opep+ estender cortes

Atualizado 03/06/2024 às 15:56:14

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/11/petroleo-preco-commodity.jpg

As cotações do petróleo fecharam com forte queda depois que a Opep+ lançou de forma inesperada um plano para restaurar parte da produção neste ano, algo que se somou ao impulso de baixa que a commodity vem experimentando há algum tempo.

A Opep e seus aliados concordaram no fim de semana em começar a reverter os cortes de produção a partir de outubro, mais cedo do que muitos observadores do mercado esperavam. As restrições à produção de 3,66 milhões de barris por dia (bpd) que o cartel já vem executando há tempos serão mantidas até setembro.

Além disso, alguns dos principais produtores do grupo também finalizaram um acordo para prorrogar os cortes adicionais voluntários de 2,2 milhões bpd até setembro e, a partir daí, vão eliminar as restrições até setembro do ano que vem.

Para o Goldman Sachs, a decisão do cartel foi negativa, mas o UBS e RBC Capital expressaram confiança de que a aliança manterá o controle do mercado. A maioria dos analistas esperava que a Opep+ prolongasse as restrições à produção até ao final do ano.

No fechamento, o Brent para agosto caiu 3,39%, a US$ 78,36 por barril, na ICE. O WTI para julho recuou 3,60%, a US$ 74,22 por barril, na Nymex.

(BDM Online + agências)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também