Petróleo
Sem ataques a Israel, prêmio cai e petróleo fecha em queda
As cotações do petróleo fecharam em queda nesta sexta-feira, com o mercado tirando parte do prêmio de risco já que não houve até o momento os prometidos ataques do Irã a Israel, que poderiam espalhar a guerra no Oriente Médio.
O primeiro-ministro do Catar teria alertado os líderes iranianos sobre os riscos de tensões crescentes durante um telefonema após o primeiro dia de negociações em Doha, hoje. No início desta semana, os preços do petróleo subiram mais de 4% devido aos temores de um ataque.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza está “mais perto do que nunca”.
Além disso, as preocupações sobre o enfraquecimento da demanda por petróleo na China também têm pressionado o preço da commodity. Na semana, as cotações ficaram praticamente estáveis.
No fechamento da ICE, o contrato outubro do Brent caiu1,68%, a US$ 79,68 por barril. O WTI setembro recuou 1,93%, a US$ 76,65 por barril, na Nymex. Na semana, o Brent subiu 0,03%, o WTI caiu 0,25%.
(BDM Online + agências)