Mercados
Dólar sobe e juros caem com exterior, de olho no Congresso
Dólar e juros oscilaram na abertura, com um olho no exterior e outro na votação da pauta econômica no Congresso uma semana antes do recesso. A moeda americana passou a subir a R$ 4,9316 (+0,34%), enquanto os juros caem alinhados aos rendimentos dos títulos do Tesouro americano, que permaneceram estáveis depois que o da Note de 10 anos caiu abaixo de 4% pela primeira vez desde agosto (3,89520% há pouco).
Nesta 6ªF, devem ser votadas as MPs da Subvenção e da reforma tributária, um dia após o Congresso derrubar o veto de Lula à desoneração da folha de pagamento. No exterior, o DXY exibe alta de 0,12%, a 102,080 pontos, com a moeda na sua maior queda semanal em cinco meses diante da possibilidade de cortes nas taxas pelo Fed.
A perspectiva de um ambiente de taxas tão benigno desencadeou recuperação nos ativos de risco, à custa do dólar, mas isso pode não durar, já que a economia desacelera e a inflação segue acima da meta, disseram analistas. O BoJ é o último dos principais BCs a se reunir este mês e a discussão é se irá ou não sinalizar a intenção de abandonar as taxas nas mínimas. (Ana Katia)