Mercados
Economia doméstica e commodities tentam descolar o Ibovespa de NY, que cede após nove sessões de ganhos
[20/12/23] Da Redação do Bom Dia Mercado
Apesar do ambiente mais positivo, com o upgrade da S&P Global somado à aprovação de medidas no Congresso, o Ibovespa luta para se manter em alta. Há pouco, ganhava 0,05% (131.922,68), se apoiando nas ações ligadas a commodities, que hoje sobem, e nos papeis da economia doméstica, que reagem à queda dos juros futuros. É o exterior que limita.
As bolsas de NY realizam lucro após nove altas seguidas. Dow Jones cai -0,21%; o S&P 500 -0,16% e o Nasdaq -0,04%, enquanto os rendimentos dos Treasuries cedem com as apostas de cortes rápidos nas taxas de juro americanas enquanto os Fed boys tentam esfriar a euforia. Os investidores passaram a estimar o corte de 150 pb nas taxas do Fed no próximo ano, mas para os analistas, é difícil ver um ciclo de corte tão rápido e profundo como o mercado está assumindo sem uma recessão.
A próxima orientação vem das leituras do PIB, amanhã, e do PCE, medida de inflação favorita do Fed, na 6ªF. O dólar agora sobe a R$ 4,8786 (+0,30%), mas os juros seguem os Treasuries após o IBC-Br divulgado mais cedo. (Ana Katia)